Lower League Manager (LLM) pode ser considerado um estilo de jogo, uma série de desafios que podem ser impostos pelo jogador para tornar mais difícil e realista o Football Manager. Ou seja, o LLM busca fazer com que o jogador tenha a experiência mais realista possível ao jogar FM.
“É melhor falhar na originalidade do que ter sucesso na imitação” – Herman Melville
Como o próprio nome sugere, trata-se de você se aventurar como treinador das ligas mais inferiores, e galgar posições até atingir o sucesso na carreira, podendo fazê-lo trocando de time até dirigir algum clube de grande reputação e divisões maiores, ou então levando o clube no qual iniciou até a glória de chegar nas maiores competições (o jeito que eu mais gosto).
Nesse post, irei trazer pra você alguns dos conceitos aplicados na gringa e no Brasil, além de dar meus pitacos e dizer o que concordo e o que discordo desse modelo, e ainda fornecer algumas dicas de jogo que você pode implementar.
A primeira coisa importante a se saber é que não existem regras, não há algo que defina especificamente se você está ou não aplicando o LLM no seu save, porém, existem algumas diretrizes que podem ser seguidas para aplicar o método, e você pode aderir a todas as diretrizer ou aplicar apenas algumas delas, se adaptando para o que você quer fazer, afinal, estamos jogando, e o intuito principal sempre deve ser a sua diversão!
Mas vamos lá, quais são então essas diretrizes?
- Escolher times de divisões mais inferiores e, de preferência, ligas de pouca reputação no futebol;
- Usar a base de dados original do jogo (discorco totalmente, inclusive sugiro que use o BRMUP pra pegar as divisões mais baixas possíveis);
- Usar o disfarce de atributos (Eu recomendo esconder totalmente os atributos);
- Nunca usar o editor no jogo;
- Criar o treinador com o mínimo possível de atributos, experiência e reputação;
- Usar apenas táticas e semanas de treino criadas por você mesmo;
- Nunca utilizar o recurso de pesquisar jogadores ou equipe técnica;
- Só contratar jogadores que foram recomendados por seus olheiros ou que você mandou observar;
- Contratar equipe técnica apenas usando anúncios;
- Não é permitido o uso de ferramentas externas (a não ser a planilha do Moneyball);
- NUNCA sair sem salvar pra refazer uma partida que não teve resultado positivo;
- Fazer contratações realistas (não contratar jogadores de listas de transferência ou dispensa);
Sabendo de tudo isso, aqui vão algumas dicas minhas pra você que quer se aventurar no incrível estilo de jogo do Lower League Manager.
Utilize uma base de dados que faça com que apareçam as menores ligas possível pra você jogar, e no país que pretende jogar. Se for jogar no Brasil, por exemplo, recomendo o Brasil Mundi UP, e aí você pode pegar times que jogas a 4° divisão estadual de suas regiões (isso sim é desafio raíz), e o mesmo vale pra saves na Europa, Ásia, Oceania, África… busque por base de dados e atualizações que te permita escolher times lá de baixo em suas respectivas ligas.
Pra tornar as coisas mais complicadas, siga no mesmo clube mesmo que tenha propostas de ir pra clubes maiores, até o momento em que seu time já esteja muito forte pra divisão onde está, aí talvez seria legal buscar novos desafios.
Uma dica importantíssima é trabalhar com jogadores por empréstimo ou trazer jogadores livres, mesmo que sejam fracos tecnicamente, podem te ajudar demais na parte financeira e você não terá problemas com contratos.
Uma forma bem legal de você escolher um clube pra iniciar seu save é utilizando a ferramenta criada pelo pessoal da “the9llamas”. Eles têm um fórum especificamente falando sobre o LLM e nesse link, bem abaixo na página, disponibilizam um passo a passo pra que o próprio site selecione um time aleatoriamente pra você começar, de acordo com alguns critérios pré-determinados: clique aqui
Por fim, eu recomendo você fazer esse desafio sem ver qualquer atributo dos jogadores, forçando que sejam utilizados os olheiros e a análise de dados dos jogadores pra saber quando são realmente bons, e aí nesse caso utilizaria muito a planilha do Moneyball. Já tem conteúdo desses dois temas aqui no site e no YouTube também!
E aí, vai encarar esse desafio?