Normalmente os managers que estão começando a jogar e ainda estão no processo de aprendizado sobre como funciona e como jogar Football Manager, acabam mantendo a definição das semanas de treino nas mãos da Equipe Técnica.
Não há nenhum problema com isso, até porque o importante é se divertir.
Porém, com o tempo, recomendo demais que você aprenda a fazer suas próprias semanas de treino geral, porque isso faz MUITA, mas muita diferença mesmo
Você irá notar impacto no quanto os seus jogadores vão estar se desenvolvendo, na familiaridade da sua tática, nível de coesão da sua equipe, moral e dinâmica dos jogadores, quantidade de lesões que irão diminuir consideravelmente adaptando uma estrutura de treinos equilibrada e o impacto gigantesco que isso terá nos resultados dos jogos.
Pensando nisso, trago aqui pra você tudo que precisa saber para montar semanas de treino coerentes, e que façam sentido para pré-temporada sem jogos, com jogos e também durante a temporada. E mais do que isso, vou mostrar como montar semanas de treino que se adequem para o estilo de jogo que você está querendo implementar no seu clube e ainda pra um ou dois jogos na semana.
Como pensar a montagem dos treinos
O primeiro ponto importante a ser levado em conta quando for criar suas semanas de treino, é que elas devem ser planejadas a partir da data do jogo pra trás, ou seja, se o jogo é no domingo, faço o planejamento do sábado, depois da sexta-feira, depois quinta-feira, e assim sucessivamente.
Deste modo, fica mais fácil entender o jeito de se pensar na hora de montar o treino, que acontecerá basicamente levando em conta a intensidade, que deverá ir aumentando gradativamente a partir da data de jogo até um dia antes da partida anterior.
No exemplo que estou usando, o jogo ocorre no próximo domingo. Vamos supor que uma semana atrás você teve uma partida também no domingo, de modo que houve uma semana cheia de treinamentos disponível.
O ideal pra se fazer, nesses casos, é fazer um treino leve no sábado anterior à partida e ir subindo gradualmente a intensidade até chegar na segunda-feira, onde o treino deve ser leve e focado na recuperação do jogo que ocorreu no domingo anterior. Veja um exemplo na imagem a seguir:
Perceba como a partir do jogo, fui voltando dia após dia indo de pouquíssima intensidade até chegar em intensidade razoável na terça-feira e aí recuperação na segunda-feira por conta do jogo do domingo anterior.
Esse deve ser o método e o pensamento na hora de montar qualquer planejamento de semana de treino.
Quando são dois jogos na semana, a diferença é que você não consegue ir descendo as datas até o ponto de ficar maior a intensidade de treino, então, logo você já tem que colocar uma seção de recuperação e, portanto, com dois jogos na semana, o foco PRECISA ser em descansar os jogadores e treinar apenas a parte tática, mental e bolas paradas. A parte física e parte técnica acabam ficando em segundo plano. Veja um exemplo:
Veja como nesse último exemplo o dia da semana com maior intensidade é o de bolas paradas, que dá pra se considerar um treino mais técnico. No restante dos dias, como comentei, o foco precisa ser em recuperar os jogadores fisicamente, elevar o moral e familiaridade no sentido de ter um time mentalmente muito forte e sem problemas na dinâmica de equipe e seções de treino táticos, no sentido de se preparar bem para os jogos e subir ou manter a familiaridade tática do time.
Sabendo de tudo isso, mãos à obra!
Semana de treinos para pré-temporada
Na pré-temporada existem dois tipos de semana de treino que precisamos levar em conta: com ou sem amistosos.
Em ambas, o foco principal precisa ser em questões físicas, no sentido de se preparar para a temporada que está por vir e que, por ter jogos semanalmente, irá impossibilitar que esse tipo de treino seja implementado posteriormente.
Na sequência, mostro um tipo de treino focado na parte física para quando o time não tem amistosos durante a semana (recomendo nunca usar por mais do que 3 semanas seguidas).
Note que nesse caso não há preocupação com os níveis de intensidade de treino para cada dia da semana, mesmo assim, resolvi deixar os fins de semana mais leves para haver uma compensação.
Ainda na pré-temporada, mas com um jogo na semana, a estratégia é parecida mas mantendo um pouco mais de cuidado para não estourar os jogadores.
Essa estratégia recomendo usar durante toda a pré-temporada enquanto houverem amistosos.
Perceba, também, que não importa se o jogo é durante a semana ou nos fins de semana, a estratégia vai se adaptar de acordo com a data do jogo.
IMPORTANTE: Quando houver dois amistosos numa mesma semana, usar a estratégia de treinos que vou passar na sequência (Semana de treinos equilibrada), pra quando houver situações de duas partidas dentro de 7 dias.
Semana de treinos equilibrada
Chegou a hora de, enfim, montarmos as nossas próprias semanas de treinos baseadas nos conceitos que vimos anteriormente.
As primeiras semanas de treino que farei será para um e dois jogos na semana e focadas no equilíbrio, ou seja, não há preferência entre treino ofensivo ou defensivo.
Essa semana de treino que vou mostrar pode servir, inclusive, para qualquer estilo de jogo que você implemente, porque também não foca em nada específico, fazendo treinos mais generalistas.
Até já mostrei essa semana de treinos acima, exemplificando como era interessante montar, mas vou repetir aqui pra facilitar pra você.
Importante sempre lembrar: essa é uma semana de treino para um jogo na semana, mas não importa qual dia será o jogo, é só adaptar pra data que o jogo acabar caindo.
Quando são dois jogos na semana, a alteração é sutil, como você já deve ter entendido.
Note que a mudança foi a remoção do treino físico e o foco grande em treinar bolas paradas, questões táticas e de familiaridade e coesão, como já havíamos visto anteriormente.
Com essas duas semanas de treino aliadas às semanas de pré-temporada, você já consegue treinar muito bem qualquer equipe que seja.
Mas iremos além, vou mostrar alguns treinamentos que você pode fazer, ajustando desses que vimos até aqui, pra que você possa adaptar ao estilo de jogo que quiser.
Semanas de treino para diferentes estilos de jogo
Adaptando do que foi definido para semanas de treino equilibradas, trarei algumas opção de ajuste dessas semanas para que se adequem ao estilo de jogo que você quer implementar no seu clube.
Note que os princípios se mantém, como eu expliquei lá no início, sempre buscando alterações gradativas na intensidade de treino, porém, dessa vez, com algumas seções específicas pra ajudar seu time no que se propõe a fazer em campo.
- Controle de posse de bola – passes curtos (com contrapressão)
- Controle de posse de bola – passes curtos (sem contrapressão)
- Contra-ataque rápido – Passes diretos (com contrapressão)
- Contra-ataque rápido – Passes diretos (sem contrapressão)
- Estilo defensivo – Catenaccio, Estacionar o Autocarro…
Conclusões Importantes
Por fim, meus amigos, tenho algumas considerações importantíssimas pra concluir.
Note que em TODAS as semanas de treino, independente do estilo de jogo ou quantidade de partidas durante a semana, eu sempre coloco sessões de treino de “Coesão da Equipe” e “Atividades comunitárias, e recomendo que você faça o mesmo. Esses tipos de treino não prejudicam em nada a parte física do time a ainda contribuem demais com um dos aspectos mais importantes do jogo que é a dinâmica de equipe, moral e satisfação dos jogadores.
Outro ponto EXTREMAMENTE IMPORTANTE é adicionar treinos de bolas paradas sempre que for possível. Perceba que no treino equilibrado, que recomendo pra qualquer equipe, tenho sempre treinamento forte de bola parada, tanto ofensiva quando defensiva e também para os cobradores (Distribuição).
O que indico é você usar o treino focado em seu estilo de jogo até conseguir alta familiaridade e por algumas semanas e, em seguida, focar no treino equilibrado, no sentido de evoluir em todas as áreas do jogo.
Por fim, existem mais duas variações o que você pode querer implementar: Jogar pelas alas (com extremos) ou pelo meio (sem extremos).
No caso de querer jogar sempre pelas alas, indico que você escolha um estilo de jogo, entre posse de bola, contra-ataque ou defensivo, e aí alterar pontualmente o tipo de ataque, usando em algumas seções os treinos de “Ataque – Atacar pelas Alas” ou “Ataque – Sobreposição do ataque“.
Enfim, espero que tenha gostado do artigo e que realmente possa te ajudar a tirar os treinamentos das mãos da sua Equipe Técnica e você mesmo possa assumir os treinamentos da sua equipe. Você vai perceber como, a longo prazo, faz TODA a DIFERENÇA.
Assim que trouxer vídeo do tema no canal, também trarei por aqui, inclusive deixando os arquivos disponíveis pra download.
Um grande abraço, e até mais!