TáticaMente

Como jogar com Seleções no Football Manager

Com a Copa do Mundo se aproximando, muitos managers podem querer se aventurar a jogar com seleções no Football Manager.

Pois então siga comigo nesse post, pois vou trazer todas as informações mais relevantes praqueles que quiserem testar esse novo desafio!


Configurando o save

Primeiramente é importante dizer que durante o seu save em algum clube qualquer, você pode se candidatar e concorrer a alguma vaga de treinador em seleções. No FM é possível você treinar uma seleção nacional e algum clube simultaneamente.

Alguns detalhes devem ser levados em conta no momento da criação de um novo save quando o foco será treinar alguma seleção ao invés de um clube.

Como você irá selecionar os jogadores para sua seleção nacional, fazer a convocação, a primeira coisa importante a se levar em conta é que todos os jogadores dessa determinada nação estejam carregados no jogo.
Para isso, você pode usar as configurações avançadas para forçar que jogadores de determinada nacionalidade sejam carregados no jogo.

Também é importante que estejam selecionadas as principais ligas dos países em que jogam a maior parte dos seus selecionáveis.

Além das ligas que jogam seus jogadores selecionáveis, é sempre muito interessante marcar as principais ligas do mundo onde a maior parte dos jogadores de seleções atuam, no sentido de tornar mais realista e desafiador o seu save, por ter os jogadores das maioria das seleções atuando ativamente.

Por exemplo, se você for jogar com a Seleção Brasileira, é importante marcar como ativas e jogáveis as principais ligas onde atuam esses jogadores. Lembre-se que a maior parte dos melhores jogadores brasileiros atuam na Europa e, portanto, é importante que as principais ligas de lá estejam ativas.

Caso opte por outra seleção, é bom pesquisar rapidamente onde estão os principais jogadores daquela nação. Se vai jogar com uma seleção de menor expressão, talvez a maioria dos selecionáveis joguem na liga local e, nesse caso, mesmo que seja uma liga pequena e mais modesta, deve estar marcada como Jogável.

Importante marcar como JOGÁVEL, pra que a liga seja realmente processada pelo jogo, aumentando o realismo.


Tela principal na gestão de seleções

Logo na tela inicial da gestão do manager já se percebem algumas diferenças em relação ao que vemos ao gerir clubes.

A mudança mais notável talvez seja em relação a inexistência do setor de finanças. Também não há a parte da Visão do Clube e outra, que pra times é muito importante, que é a seção de Dinâmica.

Em contrapartida, temos a aba de País e, a principal de todas, a Lista Nacional.

Na Lista Nacional é onde ficarão listados os jogadores que, em algum momento, foram vinculados a sua seleção nacional. Seja por terem sido convocados em chamadas anteriores, na seleção principal ou de base, seja por que os olheiros dessa determinada seleção já formam observar esses atletas em alguma oportunidade. Por ela fica mais fácil de você selecionar os jogadores que pretende convocar, até podendo usar filtros pra saber as características dos jogadores que está convocando.


Como funciona a busca e avaliação de jogadores na seleção

Se você abrir a aba de Equipe Técnica, vai perceber que também é um pouco diferente do que estamos acostumados nos clubes.

A equipe médica, por exemplo, é bastante enxuta, pelo fato de que lesões mais grave que ocorrem na seleção sempre são tratadas pelo clube ao qual o jogador está vinculado.

A equipe de observação também costuma ser muito pequena (na Seleção Brasileira são somente dois olheiros, por exemplo). Isso ocorre porque, diferente dos clubes em que sua equipe está trabalhando diariamente na preparação dos jogadores e nos treinos, nas seleções esses profissionais acabam ficando ociosos quando não há temporada de jogos e, portanto, acabam trabalhando na observação e análise de jogadores.

Indo para a aba Observação você vai notar que não apenas os olheiros poderão receber tarefas de observação, mas sim toda a sua equipe técnica.

Eles serão responsáveis por indicar jogadores dos quais vale a pena ficar de olho ou até mesmo sugerir jogos a serem observados por você, como treinador, no sentido de ver seus potenciais atletas em ação.

Muito importante aproveitar bem esses profissionais e trazer o maior número de jogadores possível. Todos os atletas que são observador por qualquer membro da sua equipe, serão mostrados na Lista Nacional e lá você conseguirá ver todos os atributos desses jogadores.

Conforme os jogadores forem sendo observados, sua equipe técnica também será responsável por trazer relatórios recorrentes dos jogadores que estão na sua Lista Nacional.


Questões táticas nas seleções

Essa é, de longe, uma das partes mais importantes no gerenciamento de seleções. Além de ser bem mais complexa e difícil do que é nos clubes (o que torna ainda mais divertido hehe)

Quando você está no clube, existem diferentes formas de você abordar taticamente seu time. Você pode montar uma tática baseada nos jogadores que você tem ou então trazer jogadores para se encaixar em um estilo tático que você queira implementar.

Mas perceba que nas seleções isso não se aplica. Você quase que é obrigado a montar os seus esquemas táticos em cima dos jogadores que tem disponível porque, diferente dos clubes, você não consegue simplesmente se vender um jogador e contratar outro que se encaixe melhor pro que você quer. Se não existirem bons jogadores, ou jogadores a nível de seleção, com essa característica, você não consegue trazer outro pra suprir essa carência.

Outra coisa que você pode fazer no clube e não consegue na seleção, é treinar o jogador pra que ele aprenda a jogar em uma nova posição ou função que você queira implementar. Lembre-se que aqui os treinos são poucos, então não há tempo de desenvolver os jogadores para se adaptarem ao que você precisa.

Nesse caso, o ideal é analisar bem os jogadores que você tem a disposição para cada posição do campo, de modo que consiga montar o elenco mais forte possível. E aí sim, a partir desse elenco, analisar qual é a melhor formação e estratégia tática que você consegue implementar usando esses atletas.

É um desafio a mais, e muito legal de fazer!

Outro aspecto muito importante a ser levado em conta é a Familiarização Tática. 

Como nas seleções não temos longos períodos de treinamento, faz muito sentido que você sempre busque escalar seus jogadores em posições e funções que já se sentem confortáveis em jogar, sempre evitando que tenham que se adaptar ou treinar em uma nova movimentação em campo.

Espero que isso tudo tenha te motivado a iniciar um novo desafio, agora com seleções.

Bons jogos!

Um grande abraço, e até mais!

Sair da versão mobile