Até o Football Manager 2018 era possível nós mesmo, na tela de montagem da tática, selecionarmos qual estilo de fluidez gostaríamos que nossa equipe tivesse. A partir do FM 19, porém, essa característica não pode mais ser definida pelo manager, mas será atribuída automaticamente de acordo com alguns critérios, algumas características que você implementar na sua tática.
Mas se antes a gente podia definir o tipo de fluidez da equipe, provavelmente isso faz alguma diferença no jeito que meu time se comporta em campo, não é mesmo? E como eu faço pra alterar a fluidez da minha equipe no Football Manager? Essas perguntas tentarei responder a seguir!
Primeiramente, no que a fluidez da equipe irá influenciar. Segundo o que conheço e pesquisei por aí, fluidez é a liberdade de movimentação que a equipe vai ter pra jogar e não tem nada a ver com a compactação do time, ou seja, não vai indicar que o seu time joga mais fechado ou de forma mais ofensiva, mas sim como serão caracterizadas as movimentações em campo dos seus jogadores dentro do modelo de jogo e esquema tático que você está implementando.
Para que seja alterada a fluidez da equipe precisamos, portanto, alterar o que influencia diretamente em como esse jogador se movimenta, e isso é definido pela tarefa que você dá aos jogadores na sua tática (defender, apoiar, atacar).
IMPORTANTE: Entenda desde já que a tarefa de “Apoiar” tende a dar mais liberdade de movimentação para que o jogador se mexa para onde quiser. Não é que o jogador irá se movimentar mais, a diferença é que ele terá mais liberdade de subir, voltar, mover-se para as alas, dependendo do momento do jogo.
Jogadores com tarefa de atacar também se movimentam muito, mas tendem a ser mais incisivos, não há tanta liberdade pra se movimentarem para os espaços das alas ou voltarem a jogada, essa tarefa tende a forçá-los a atacarem e se moverem de forma mais vertical.
Já na tarefa de Defender é o contrário, o jogador até irá se movimentar, mas prioritariamente ocupará posições mais de resguardo em campo, com pouca liberdade de subir para ações mais ofensivas, limitando sua movimentação.
Você vai perceber que quanto mais estruturada você vai deixando sua tática, mas fixas são as prioridades de ação dos jogadores em campo, ou seja, defensores defendem, apoiadores constroem e atacantes atacam. Já em táticas mais fluidas os defensores podem ajudar na construção e no ataque e vice-versa.
No YouTube, já comentei em um vídeo sobre funções táticas que o time se denfende conforme o modelo tático que você define, e as movimentações ofensivas dos seus jogadores são determinadas pela tarefa que vc dá a ele, comprovando que é exatamente nisso que precisamos mexer pra alterarmos a fluidez da nossa equipe.
Na sequência, veja como você precisa definir as tarefas distribuídas em campo para ter cada uma das cinco formas de fluidez disponíveis no Football Manager.
Obs: O goleiro não conta para definir a fluidez da equipe.
Muito Fluida
Para que uma tática seja Muito Fluida, você deve ter 7 ou mais jogadores com a tarefa de “Apoiar” em seu esquema tático.
Dessa forma, um time com muita fluidez terá por característica que praticamente todos os jogadores participem da atividade de defesa, construção de jogo e ataque da equipe.
Para esse estilo de fluidez é importantes que os jogadores de defesa, como zagueiros e laterais, tenham bons atributos de sem bola, visão de jogo, passe, técnica etc.
Outra coisa importante de notar é a mentalidade da equipe. Se estiver como “Defender” ou “Muito Defensiva”, é ncessário que 8 jogadores estejam com tarefa de “Apoiar” para que a fluidez continue sendo definida como Muito Fluida.
Fluida
Quando queremos ter uma equipe Fluida precisamos ter um jogador a menos com a tarefa de apoio, ou seja, precisamos ter, obrigatoriamente, 6 jogadores com tarefa de “Apoiar” e a mentalidade ser de “Equilibrada” pra cima, podendo os demais estarem com tarefas de “Defender” ou “Atacar”, sem restrição alguma.
A diferença dessa para a Muito Fluida, é que nesse caso os jogadores terão um pouco menos de liberdade de movimentar-se para onde eles quiserem, sendo mais forçados a subirem mais ao ataque, quando em tarefa atacante, ou segurarem mais na defesa, quando em tarefa defensiva.
Flexível
Para termos uma tática com fluidez de equipe Flexível a obrigatoriedade é de que se tenha no mínimo 4 e no máximo 5 jogadores na tarefa de “Apoiar”, sendo livre ao treinador colocar os demais jogadores na tarefa de defesa ou atacante.
Caso sejam 4 jogadores na tarefa de apoio, a mentalidade não pode ser “Defender” ou “Muito Defensiva”, para que não seja definida como fluidez Estruturada.
Aqui, como já entendemos, os jogadores terão menos liberdade de movimentação, tendendo à fluidez a ficar cada vez menor e começando a tomar características mais estruturadas de movimento.
Nesse modelo, menos vezes você verá zagueiros participando ativamente da parte ofensiva do jogo, por exemplo
Estruturada
Chegando agora nas táticas com fluidez de equipe com menos liberdade de movimentação, chegamos na Estruturada, temos uma tática com 2 ou 3 jogadores em função de “Apoiar” e, novamente, as demais tarefas dos jogadores não irão influenciar no resultado da fluidez da equipe.
A diferença, como vimos anteriormente, fica por conta da mentalidade, se você tem apenas dois jogadores com função de apoio, para que a fluidez seja estruturada, a mentalidade do time não pode ser “Defender” ou “Muito Defensiva”, pois nesses casos a fluidez da equipe irá cair para Altamente Estruturada.
Em táticas com fluidez estruturada, torna-se ainda mais raras as vezes em que zagueiros irão de arriscar a subir ao ataque ou desempenharem funções de laterais, ocupando os espaços que estes podem deixar em eventuais subidas.
Altamente Estruturada
Essa fluidez de equipe, como o próprio nome diz, é a mais estruturada de todas, ou seja, a estratégia que acaba permitindo a menor liberdade de movimentação possível para seus jogadores.
Por conta disso, para que sua tática seja definida como Altamente Estruturada, você poderá ter apenas um ou nenhum jogador definido com tarefa de “Apoiar”, tornando o time bastante estruturado em relação a qual tipo de movimentação em campo devem se preocupar em fazer.
Para esse caso, importante notar que se você tiver um jogador com tarefa de apoio, para que a fluidez continue sendo Altamente Estruturada, a mentalidade da equipe não pode ser “Atacar” ou “Muito Atacante”, casos em que a fluidez mudaria para Estruturada.
Conclusões
O principal ponto que ficou muito interessante e importante de entendermos é que a fluidez de equipe vai indicar qual é a LIBERDADE de movimentação dos seus jogadores, não o quanto o seu time se movimenta, mas sim a LIBERDADE que eles têm para se movimentarem livremente pelo campo, usando seus atributos de posicionamento e sem bola para serem assertivos nessas movimentações.
Lembre-se, um jogador com tarefa “Atacar”, por exemplo, também irá se movimentar muito dependendo da função dele em campo, a diferença é que quando está nessa tarefa, o jogador tem instrução de ser incisivo, ou seja, com menos liberdade de movimentação, o que torna a tática menos fluida e mais estruturada no entendimento do jogo.
Outra importante informação que notamos aqui foi que a mentalidade também influencia na fluidez da equipe, em que quanto mais defensiva for sua mentalidade, menos liberdade de movimentação sua equipe tende a ter, apesar dos jogadores estarem definidos com tarefas de “Apoiar”
Espero que você tenha entendido e que eu possa ter ajudado de alguma forma.
Grande abraço!