TáticaMente

Atributos dos Jogadores no Football Manager

Como funcionam os atributos no Football Manager

Diferente do que acontece em outros jogos como FIFA e PES, no Football Manager não existe um valor geral para atributos dos jogadores (conhecido como “overall”). Por aqui, a avaliação das habilidades dos jogadores é muito mais realista e complexa, de modo que você não tem como comparar a qualidade de jogadores que jogam em funções diferentes. Por exemplo, não há como dizer se um zagueiro é melhor do que um atacante em uma análise geral, sem que seja colocado em contexto as posições e funções que esses jogadores irão desempenhar em campo. Messi ganhou diversas vezes o prêmio de melhor jogador de futebol no mundo, mas jogando na zaga ele seria um jogador horrível, porque ele é melhor do mundo fazendo sua própria função em campo e, para isso, é necessário que tenha bons atributos para essa área específica. Ele não precisa saber marcar ou desarmar para ser um craque na sua função.

Como você deve ter visto na imagem acima, temos 36 atributos divididos em três colunas com a classe do atributo: Técnicos, Mentais e Físicos. Além desses, ainda existem outros 13 atributos Ocultos, que são igualmente importantes do que estes visíveis e moldam, junto com os atributos de Determinação e de Liderança, a PERSONALIDADE do jogador.

Todos os atributos, inclusive os ocultos, vão de 1 a 20.

Outra importante informação é que os jogadores podem fazer, em uma mesma posição, diversas funções. Cada função, por sua vez, tem seus principais atributos, aqueles que são mais importantes para que a função seja bem executada com qualidade pelo jogador. Selecionando cada uma das funções que o jogador pode fazer, são destacados os atributos importantes, sendo os destacados em verde os mais importantes de todos, os destacados em azul também são importantes para a função, mas menos do que os verdes, e os atributos sem destaque são menos relevantes para a função selecionada.
– IMPORTANTE: Veja a planilha ao final do artigo para avaliar os jogadores para cada posição e função do jogo!

É interessante notar que os atributos não funcionam de maneira distinta. Assim como não é possível definir a qualidade de um jogador em um só número, também não é possível resumir sua qualidade em determinada área do jogo por apenas um atributo separadamente. Por exemplo, de que adianta um jogador ter alto atributo de cabeceamento, se não possui impulsão para ganhar dos adversários pelo alto, ou não tem bom trabalho sem a bola para ficar bem posicionado quando vier um cruzamento? Ou de que adianta ele ser muito preciso nos passes, se não souber tomar as melhores decisões durante a partida ou não ter visão de jogo suficiente pra conseguir interpretar para onde deve direcionar a jogada?
Sabendo disso, sempre que eu falar de algum atributo que tenha alguma relação importante com outro, irei citar.

Falaremos sobre cada um dos atributos nas seções a seguir.


Atributos Técnicos

Nessa seção vamos passar por cada um dos atributos técnicos que os jogadores têm no Football Manager e mostrar quais atributos são importantes como complemento para cada um deles.

Cabeceamento: Capacidade do jogador em direcionar a cabeçada na direção que deseja.
– Atributos relacionados: Antecipação, Bravura, Decisões, Posicionamento, Impulsão, Força, Sem Bola, Agilidade.

Cantos: Precisão para acertar a cobrança de escanteio no local em que deseja.
Atributos relacionados: Cruzamento, Técnica, Compostura, Visão de Jogo, Decisões.

Cruzamentos: Precisão que o jogador possui em direcionar um cruzamento para dentro da área.
Atributos relacionados: Técnica, Antecipação, Compostura, Visão de Jogo, Decisões.

Desarme: Capacidade do jogador em desarmar o adversário sem cometer falta ou permitir que ele ganhe a disputa.
Atributos relacionados: Marcação, Agressividade, Antecipação, Bravura.

Finalização: Qualidade do jogador em acertar o gol, tirando a chance de defesa do goleiro, em uma finalização de jogada.
Atributos relacionados: Técnica, Antecipação, Compostura, Decisões.

Finta: Capacidade do jogador de manter o controle da bola enquanto está correndo com ela em posse.
Atributos relacionados: Técnica, Antecipação, Compostura, Visão de Jogo, Decisões, Imprevisibilidade, Aceleração, Agilidade, Equilíbrio, Velocidade.

Lançamentos Longos: Distância que o jogador consegue lançar a bola com as mãos em uma cobrança de lateral e o quão bem consegue direcionar a bola a um companheiro de equipe.

Livres: Precisão que o jogador possui em executar cobranças de falta, tanto para cobrar direto pro gol, quanto para lançar a um companheiro de equipe que esteja na área.
Atributos relacionados (dependendo da localização da falta – veja a planilha ao fim do artigo): Passe, Remates de Longe, Técnica, Antecipação, Visão de Jogo, Decisões, Cruzamentos.

Marcação: Efetividade que o jogador possui em marcar de perto um oponente e capacidade de se posicionar e marcar uma determinada área do campo quando não está fazendo marcação individual.
Atributos relacionados: Desarme, Antecipação, Compostura, Concentração, Posicionamento.

Marcação de Penáltis: Capacidade do jogador em converter cobranças de Pênalti.
Atributos relacionados: Finalização, Compostura, Concentração, Decisões.

Passe: Precisão com que o jogador executa passes direcionados a companheiros de equipe.
Atributos relacionados:  Antecipação, Técnica, Visão de Jogo, Decisões, Imprevisibilidade.

Primeiro Toque: Capacidade do jogador em dominar a bola com qualidade quando a recebe.
Atributos relacionados: Técnica, Antecipação, Compostura, Decisões.

Remates de Longe: Precisão e qualidade com que o jogador consegue finalizar de fora da área.
Atributos relacionados: Finalização, Técnica, Decisões.

Técnica: Qualidade e eficiência com que o jogador consegue executar ações e movimentos técnicos mais difíceis, podendo ser passes longos, chutes de longe, finalizações de voleio ou com mais efeito, executar dribles complexos, conseguir segurar a bola junto aos pés, etc. Esse atributo também contribui para a execução com qualidade de vários outros atributos técnicos, como vimos anteriormente.

Atributos Mentais

Chegamos na seção dos atributos mais importantes que os jovens devem ter no início da carreira e que são os mais difíceis de desenvolver, os atributos mentais. Vejamos pra quê serve cada um deles e com quais atributos se relacionam.

Agressividade: Esse atributo indica o quanto o jogador entra com ímpeto nas jogadas, o quanto ele se envolve com o jogo e é agressivo no bom sentido. Esse atributo em nada ter a ver com anti-despotividade ou maldade nas jogadas e entradas ríspidas, essas características são definidas aos jogadores por um atributo escondido (Jogo Sujo) que será explicado mais tarde. A quantidade de faltas que um jogador comete, no entanto, está sim correlacionada com esse atributo de agressividade, uma vez que jogadores que se esforçam e entram com mais ímpeto nas jogadas, tendem a tentar mais desarmes durante os jogos e, consequentemente, cometerem mais faltas.
Atributos relacionados: Desarme, Decisões.

Antecipação: Capacidade do jogador de prever as ações que serão tomadas por seus companheiros e também pelos adversários. Jogadores com mais capacidade de antecipação tendem a reagir mais rápido a situações de jogo.
Atributos relacionados: Sem Bola, Posicionamento, Agilidade.

Bravura: Esse atributo poderia ser traduzido como “raça” no Brasil. Reflete o quanto um jogador de dedica a ganhar uma disputa com o adversário, sem se preocupar, inclusive, com a possibilidade de sofrer alguma lesão com isso.

Compostura: Esse atributo poderia ser traduzido como “Calma”. Indica o quanto um jogador consegue manter o controle emocional e não sentir pressão quando está com a bola ou quando precisa tomar alguma decisão importante.

Concentração: Indica por quanto tempo o jogador consegue se manter atento durante o jogo, concentrado no que precisa executar em campo. Jogadores com baixa concentração tendem a cometer mais erros, principalmente nos finais dos jogos.

Decisões: Reflete o quão inteligente é o jogador no momento de avaliar as melhores situações de jogo, ou seja, jogadores com bom atributo de decisões tendem a ser mais inteligentes ao definirem uma jogada.
Atributos relacionados: Antecipação, Visão de Jogo, Compostura, Imprevisibilidade.

Determinação: Reflete o quanto esse jogador estará motivado e determinado a garantir que a equipe saia vencedora de campo e tende a sofrer menos impacto a resultados negativos. Jogadores com pouca determinação tendem a não treinar o máximo que podem, o que prejudica seu desenvolvimento a longo prazo.

Imprevisibilidade: poderia ser traduzido também como “criatividade”. Jogadores imprevisíveis tendem a encontrar passes que a defesa não espera, driblar em pouco espaço e conseguir criar oportunidades do nada.
Atributos relacionados: Técnica, Antecipação, Compostura, Concentração, Visão de Jogo, Decisões.

Índice de Trabalho: Mentalidade do jogador para se manter trabalhando o máximo possível durante toda a partida e conseguir isso de uma partida para a outra.
– Atributos relacionados: Determinação.

Liderança: Indica o quanto esse jogador pode inspirar e motivar os colegas de equipe, influenciando o desempenho deles no jogo. É o atributo mais importante para o capitão da equipe.
– Atributos relacionados: Determinação, Trabalho de Equipe.

Posicionamento: Capacidade do jogador em analisar situações defensivas para estar na melhor posição possível. Importante saber que esse atributo é sobre posicionamento apenas defensivo.
Atributos relacionados: Antecipação, Decisões.

Sem Bola: Assim como o anterior, esse atributo revela a capacidade do jogador em analisar as movimentações ofensivas, de modo a estar melhor posicionado para receber a bola ou gerar situações interessantes de ataque. Ao contrário da anterior, aqui o atributo se refere apenas ao posicionamento ofensivo.
Atributos relacionados: Antecipação, Decisões.

Trabalho de Equipa: Reflete o quão bom é esse jogador como elemento integrante da equipe, o quanto está disposto a contribuir com os colegas de time. Também está diretamente ligado a capacidade do jogador para seguir instruções táticas.
Atributos relacionados: Antecipação, Visão de Jogo, Compostura, Concentração.

Visão de Jogo: Capacidade do jogador em enxergar situações de jogo, movimentações, passes, infiltrações ou qualquer ações criativas que possam ser executadas. Impotante saber que esse atributo não reflete se o jogador irá ou não conseguir executar a melhor ação disponível, mas sim que irá perceber quais são as melhores situações. Mais um ponto que mostra como os atributos não trabalham separadamente, mas se complementam.
Atributos relacionados: Técnica, Antecipação, Compostura, Decisões, Imprevisibilidade.


Atributos Físicos

Dos atributos visíveis, a última coluna que temos é a de atributos físicos, então vamos a eles. Como para os outros, aqui também trago os atributos relacionados que são importantes.

Aceleração: Quanto maior for esse atributo, mais rápido o jogador consegue atingir sua velocidade máxima a partir do momento em que estava parado. Pode ser traduzido como “arrancada” do atleta.
Atributos relacionados: Agilidade, Equilíbrio, Velocidade.

Agilidade: Demonstra o nível de flexibilidade do jogador, rapidez a mudar de direção e até mesmo a quantidade de movimentos que o jogador é capaz de fazer seja com o sem a bola em posse.
Atributos relacionados: Aceleração, Equilíbrio.

Aptidão Física: É o nível inicial de condicionamento físico do jogador. É um indicativo interessante para estimar o quanto esse atleta estará propenso a sofrer fadiga durante a temporada e nível de recuperação entre jogos, o que favorece a ter menos lesões tanto em jogos quanto em treinos.
Atributos relacionados: Resistência.

Equilíbrio: Exibe o quão bem um jogador é capaz de mover-se mantendo o equilíbrio, ficando em pé. Este controle ocorre quando está com a bola, seja driblando ou em velocidade, mas também em disputas físicas com o adversário, além de contribuir para que consiga mudar rapidamente de direção.
Atributos relacionados: Agilidade, Força.

Força: Mostra o quanto o jogador é forte fisicamente, facilitando que consiga ganhar disputas no corpo.
– Atributos relacionados: Aptidão Física, Resistência.

Impulsão: Representa a altura que o jogador consegue saltar. O quão alto ele consegue chegar em uma disputa aérea. Aqui, além dos atributos relacionados, também é importante considerar a altura do atleta, ela não irá afetar o atributo em si, mas jogadores com a mesma impulsão e altura diferente chegarão mais alto no somatório do alcance aéreo.
Atributos relacionados: Cabeceamento, Bravura, Equilíbrio.

Resistência: Indica o quanto um jogador consegue suportar fisicamente a partida, ou seja, quanto melhor for sua resistência, mais demora para que a sua barra de energia diminua de percentual. O resultado disso é que o desempenho do jogador tende a ser melhor por mais tempo, uma vez que a condição física durante a partida influencia diretamente na sua eficiência em campo (do FM 22 pra cá isso tem se tornado cada vez mais evidente).
Atributos relacionados: Índice de Trabalho, Aptidão Física.

Velocidade: Demonstra a velocidade máxima que o jogador consegue atingir. É claro que com a posse de bola sua velocidade máxima é um pouco menor do que quando está sem a bola.
Atributos relacionados: Aceleração, Agilidade, Equilíbrio, Resistência.


Atributos para Guarda-Redes (Goleiros)

Você já deve saber que os atributos técnicos para os guarda-redes são diferentes dos demais jogadores. A seguir, veremos cada um deles e com quais outras atributos podem ser relacionados.

(Tendência) Para Saídas da Baliza: Indica a tendência do goleiro para que saia do gol na tentativa de fazer uma interceptação. Jogadores com esse atributo mais baixo tendem a esperar mais vezes debaixo das traves a sair do gol.
Atributos relativos: Um para Um, Reflexos, Antecipação, Bravura, Decisões, Aceleração, Agilidade, Equilíbrio, Velocidade.

(Tendência) Para Socar: Quanto mais alto esse atributo, maior a probabilidade do goleiro socar uma bola que vêm pelo alto ao invés de tentar segurá-la.

Alcance Aéreo: Altura máxima que o goleiro consegue alcançar com as mãos ao disputar ou simplesmente pegar uma bola pelo alto.
Atributos relacionados: Jogo de Mãos, Comando de Área, Bravura, Posicionamento, Impulsão.

Comando de Área: Indica a frequência com que o goleiro vai tentar disputar ou pegar bolas que venham para dentro da área.  Não indica o quão bem ele fará isso, mas sim a probabilidade de que ele tente o fazer.
Atributos relacionados: Alcance Aéreo, Jogo de Mãos, Antecipação, Bravura, Concentração, Decisões, Posicionamento, Agilidade, Equilíbrio, Força.

Comunicação: Qualidade do goleiro para se comunicar com sua linha defensiva no sentido de organizar a defesa.

Excentricidade: Indica a frequência com que o goleiro tende a fazer jogadas de efeito ou até mesmo arriscadas e imprevisíveis, como driblar o atacante adversário, sair do gol até a intermediária para tentar uma interceptação, etc. Esse atributo, na minha opinião, quanto menor, melhor.

Jogo de Mãos: Demonstra a efetividade do goleiro para conseguir segurar a bola quando tentar agarrá-la. Goleiros com esse atributo baixo possuem maior tendência em não conseguir segurar a bola e acabar dando rebote ou então soltando a bola em uma jogada aérea.

Lançamento: Indica a precisão com que o goleiro consegue fazer lançamentos com as mãos para seus companheiros de equipe.
Atributos relacionados: Decisões, Força.

Passe: Precisão com que o jogador executa passes direcionados a companheiros de equipe.
– Atributos relacionados: Técnica, Antecipação, Compostura, Visão de Jogo, Decisões, Imprevisibilidade.

Pontapé: Indica a distância que o goleiro consegue chutar a bola. Não indica a qualidade com que ele a lança, apenas a distância que consegue mandar.
Atributos relevantes: Visão de Jogo, Decisões, Passe, Técnica (oculto para GR).

Primeiro Toque: Capacidade do jogador em dominar a bola com qualidade quando a recebe.
– Atributos relacionados: Técnica, Antecipação, Compostura, Decisões.

Reflexos: São os instintos do goleiro. Velocidade de reação que ele tem para executar a defesa quando há uma finalização contra sua baliza.
– Atributos relacionados: Antecipação, Agilidade, Compostura.

Um Para Um: Capacidade do goleiro de vencer uma disputa cara a cara com o adversário.
Atributos relacionados: Reflexos, Tendência para Sair do Gol, Antecipação, Bravura, Decisões, Aceleração, Agilidade, Equilíbrio, Velocidade, Compostura.

Atributos Ocultos

No início desse artigo citei que existem 13 atributos ocultos que também são muito importantes na avaliação dos jogadores. Eles não são visíveis na área de atributos normais dos jogadores, e a única forma de estimar seus valores é pela análise do jogador pela equipe técnica. Já falei em vídeo sobre isso, que vou deixar logo abaixo.
Vamos ver cada um dos 6 atributos ocultos dos jogadores no Football Manager a seguir.

Adaptabilidade: Capacidade do jogador em se adaptar rapidamente a um novo clube e/ou país. Jogadores com baixa adaptabilidade tendem a demorar mais tempo a conseguir jogar bem quando chegam em um novo clube.

Jogo Sujo: Quando esse atributo é alto, indica que o jogador tende a quebrar regras para vencer os jogos ou entra com maldade em algumas jogadas.

Jogos Importantes: Jogador com alto atributo de jogos importantes costuma se dar bem em jogos decisivos, dificilmente tem más atuações em partidas importantes.

Propensão à lesões: Informa o quão propenso o jogador é a sofrer lesões durante jogos e treinos. Quanto menor esse valor, melhor.

Versatilidade: Indica o quão bem esse jogador irá atuar em uma posição diferente da sua natural, e ainda o quão rápido ele tende a aprender a jogar naturalmente em uma nova posição ou função.

Consistência: Informa a probabilidade do jogador jogar em sua capacidade máxima, oscilar menos dentro de um jogo e de um jogo para outro. Importante saber que a consistência só influencia e oscila os atributos técnicos e mentais, de modo que jogadores com altos físicos de maior destaque acabam sendo menos prejudicados por um baixo atributo de Consistência.

Ambição: Nível de desejo do jogador para alcançar o sucesso. Pode ser bom pelo empenho que o jogador terá durante os jogos e treinos, porém essa ambição pode prejudicar relações dentro do grupo e questões contratuais.

Lealdade: Diferente da anterior, aqui o atributo indica o quanto o jogador é leal ao clube e tende a não gerar problemas em renovações contratuais ou brigar para forçar uma saída do clube.

Pressão: Capacidade do jogador de lidar mentalmente com circunstâncias difíceis. Jogadores com esse atributo alto costumam jogar bem em finais ou jogos decisivos por não sentirem tanto o peso dessas ocasiões.

Profissionalismo: Um dos melhores atributos do jogo, serve para medir o quanto o jogador é dedicado e esforçado em sua carreira. Ajuda no desenvolvimento dele próprio e contribui para harmonia da equipe.

Esportividade: Esse atributo é quase o contrário do Jogo Sujo. Vai indicar o fair play do jogador, poderia ser traduzido como “moral”. Ajuda a não ter problemas de grupo.

Temperamento: Indica o quanto esse jogador consegue se manter calmo durante situações específicas de jogo, como sofrer algum desarme mais duro, tomar um cartão amarelo, etc. Quanto menor for esse atributo, mais calmo o jogador tende a ser.

Controvérsia: Tem a ver com a relação do jogador com a imprensa. Jogador com alto atributo de controvérsia costuma fazer declarações polêmicas aos jornalistas e imprensa em geral, muitas vezes às custas de prejudicar o ambiente no balneário. Para esse atributo, quanto menor, melhor.


Planilha para avaliar atributos dos jogadores do Football Manager

E chegamos a parte que pode ser a mais útil desse artigo. Apresento a você um dos melhores e mais importantes trabalhos que fiz no Football Manager, que foi uma planilha de análise completa dos atributos do jogador.
Por aqui, a partir dos atributos originais do atleta, você terá uma aba de atributos consolidados, em que eu recalculo os atributos de modo que leve em conta os atributos que são relacionados a este, uma aba de comparação de jogadores depois de consolidados os atributos, avaliação da qualidade do jogador para bolas paradas, gráfico numérico das áreas mais fortes e fracas do atleta e uma análise completa de como o jogador iria desempenhar para cada uma das posições e funções existentes no jogo.

Modéstia à parte, ficou incrível!

Confere aí no vídeo como você faz pra baixar e usar a planilha 😉

Sair da versão mobile